consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Hilda Hilst reforça o caráter artístico da Flip 2018




O livro “Sob o Sol de Hilda Hilst e Georges Bataille”, da Editora PUC-Rio, compõe a seleção de obras sobre a poetisa na 16ª edição da Festa Literária.




Entre os dias 25 e 29 de julho ocorre a 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Como novidade deste ano, as mesas literárias terão como foco temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência, presentes na obra de Hilda Hilst. Recém-lançado pela Editora PUC-Rio em parceria com a Azougue Editorial, o livro Sob o Sol de Hilda Hilst e Georges Bataille, de Aline Leal, compõe a seleção de obras sobre a poetisa na Flip.

Tendo como fio condutor o pensamento anti-idealista e heterogêneo de Georges Bataille, o livro de Aline Leal realiza uma pesquisa entre a filosofia e a literatura, refletindo sobre textos de Hilda Hilst que ensaiaram, à sua maneira, um movimento de transgressão dos interditos. Com imagens do arquivo de Hilda Hilst, a pesquisa traz um material inédito que serve como um bom ponto de partida para aqueles que desejam se aventurar nas obras da poetisa, bem como para aqueles já são seus velhos conhecidos.

Na noite desta sexta-feira, 27, a obra de Hilda Hilst em poesia e prosa será comentada, na Flip, tanto em sua dimensão corpórea quanto mística na mesa “A santa e a serpente”, sob comando de Eliane Robert Moraes, ensaísta que atua na fronteira entre a literatura e a filosofia, enquanto serão feitas leituras pela atriz Iara Jamra, que encarnou a personagem mais famosa da escritora – Lori Lamby.

Com novos formatos de mesa e um elenco de autores e autoras que atuam em campos diversos, expandindo a literatura além fronteiras, o programa deste ano reforça o caráter artístico. “Depois de um programa que, em 2017, festejou um autor cujo projeto literário dialogou diretamente com questões sociais e políticas de seu tempo – Lima Barreto –, este ano, as mesas literárias estão estruturadas em torno de temas como o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude e a transcendência – todos presentes na obra de Hilda Hilst – , configurando, assim, uma Flip que será mais íntima”, afirma a curadora do Programa Principal, Joselia Aguiar, em entrevista para o site da Flip. Confira a programação completa da Flip 2018 em: http://flip.org.br/
Livro da Editora PUC-Rio em parceria com a Azougue Editorial. Leia mais sobre a obra em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=498&sid=2


Publicado em: 27/07/2018





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC