consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Dicionário do petróleo em língua portuguesa: exploração e produção de petróleo e gás



Título: Dicionário do petróleo em língua portuguesa: exploração e produção de petróleo e gás. Uma colaboração Brasil, Portugal, Angola
Autores: Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A. Pedrosa Junior e António Correia de Pinho
Formato: Impresso
Dimensões: 18 x 25 cm
Ano de publicação: 2018
Número de páginas:
656
Coedição: Editora Lexikon

Na indústria petrolífera dos países de língua portuguesa há muito se fazia sentir a necessidade de uma ferramenta que permitisse a uniformização dos termos técnicos relativos a petróleo e gás, referentes tanto à pesquisa e à produção quanto aos aspectos de regulação e contratos desse setor. Este dicionário preenche essa grande lacuna e permite que os profissionais do ramo falem, em português, exatamente a mesma linguagem.

Trata-se de uma obra abrangente, produzida com a participação de mais de uma centena de profissionais atuantes na Indústria e/ou na Academia, com forte reconhecimento no segmento de E&P, composta por 8742 verbetes distribuídos pelas áreas de: Tecnologia de reservatório; Geologia e geofísica; Tecnologia de produção; Regulação e contratos;Tecnologia de poço.

O Dicionário do Petróleo apresenta ainda um glossário inglês-português para os verbetes, e reconhece as eventuais diferenças existentes no Brasil, Portugal e Angola para um dado verbete, reunindo ainda um siglário daquelas mais largamente encontradas no segmento de E&P.

____________________________________

Sobre os autores:

Eloi Fernández y Fernández possui doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e pós-doutorado na Unversity of California - Berkeley (1988). Foi Diretor Geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo ONIP. Atualmente é pesquisador da PUC-Rio, onde coordena diversos projetos de P&D&I e a pós-graduação M.B.E Energia (Dep.Eng.Mecanica/CCE).

Oswaldo A. Pedrosa Junior possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia do Petróleo pela Stanford University.

António Correia de Pinho cursou Geologia na Faculdade Ciências de Lisboa e exerceu diversos cargos de administração nas áreas da Geologia e Engenharia de Petróleos, Economia e Finanças um pouco por todo o mundo.

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC