Título: Introdução à Ecologia das Mídias
Autores: Lance Strate, Adriana Braga e Paul Levinson
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2019
Número de páginas: 208
Coedição: Edições Loyola
Em Introdução à Ecologia das Mídias, Lance Strate, Adriana Braga e Paul Levinson apresentam os principais fundamentos teóricos e metodológicos do campo de estudos denominado Ecologia das Mídias.
A ecologia das mídias (termo criado por Neil Postman), portanto, trata das consequências globais (ecológicas), que a introdução das tecnologias produz nas sociedades humanas, seja na vida social, política, cultural, demográfica e biológica.
Essa tradição de pesquisa, iniciada a partir dos anos 1950, nos EUA, tem como base o famoso “oráculo da era eletrônica”, Marshall McLuhan, criador de conceitos como "aldeia global" e célebres aforismos da Comunicação, como o de que "o meio é a mensagem".
O livro traz para o debate público da cena acadêmica brasileira — e dos demais países de língua portuguesa — uma visão original sobre os fenômenos da comunicação humana. Trata-se de um convite a abrir o pensamento para perspectivas mais amplas, complexas e desafiadoras, para conceber o mundo em que vivemos de maneira mais "ecológica" e ter em vista que a entrada de uma nova tecnologia em cena não traz somente resultados positivos.
» Confira uma prévia do livro
____________________________________
Sobre os autores:
Lance Strate é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.
Adriana Braga é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq.
Paul Levinson é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.