consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Enfermidade e bem-estar, como a fé pode ajudar



Editora PUC-Rio promove live para comemorar 20 anos de atividades editoriais, sobre o tema saúde e espiritualidade

No dia 7 de julho, a Editora PUC-Rio e o ECOA/PUC-Rio organizaram o webinar ao vivo “Saúde e Espiritualidade no contexto da pandemia”, via plataforma Zoom, com a iniciativa de discutir temas de livros lançados recentemente, além de comemorar os 20 anos da Editora PUC-Rio durante a 1° Feira Virtual das Editoras Universitárias.

A live, que também fez parte da agenda cultural da feira promovida pela ABEU - Associação Brasileira de Editora Universitárias, teve como principal conferencista o Pe. Leonardo Agostini Fernandes, professor e ex-diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, autor do livro Saúde e Espiritualidade, primeiro título da coleção Diálogos (Editora PUC-Rio). Compondo a mesa estavam também o decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da PUC-Rio, Dr. Hilton Koch, e a psicóloga Nádia Nascimento, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz e gestora em saúde pública da Secretaria Estadual de Saúde RJ.

O debate partiu dos diálogos possíveis entre a saúde e a espiritualidade - presentes no livro Saúde e Espiritualidade - para tentar entender como a fé pode ajudar na enfermidade e no bem-estar do homem. O Pe. Leonardo iniciou a conversa colocando a questão do bem-estar espiritual como fundamental para medicina. O bem-estar só pode ser adquirido a partir do equilíbrio físico, psíquico, emocional, social e espiritual. Para que haja uma mente e um corpo saudável, há a necessidade de cultivar o espaço e a abertura para o transcendente, só ele pode trazer as respostas para os anseios mais profundos do homem.

“O conhecimento determina o comportamento. Para lidar com as adversidades primeiro temos que aceitar que nenhum ser humano vive sem experimentar algum tipo de tribulação”, ressalta o padre. As adversidades, quando encaradas como uma oportunidade, um desafio, podem influenciar o autoconhecimento.

Nádia Nascimento apontou como necessária nesse momento a disciplina, deve-se saber separar o que é essencial do que é acessório. “Onde não existe disciplina, não acontecerá autoajuda”, disse. A psicóloga ressaltou ainda a importância da coletividade. Para ela, o homem precisa vencer a postura individualista e aprender que zelar pelo bem-estar do outro, é zelar pelo seu bem-estar. “O uso da máscara para diminuir a transmissão do Covid-19 é um grande exemplo disso”, resumiu.

Conheça o canal da Editora PUC-Rio no youtube e assista o vídeo da live clicando na playlist eventos.


Publicado em: 13/07/2020





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC