consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

De presos políticos a presos comuns é lançado durante o programa História às sextas



A obra De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento foi lançada no dia 13 de agosto, durante o programa História às sextas, uma live semanal produzida pelo Departamento de História da PUC-Rio, via Zoom.  Organizado por Diego Galeano, Larissa Rosa Corrêa e Thula Pires, o e-book questiona a fronteira entre a criminalidade comum e a criminalidade política.

O evento, caracterizado pela interdisciplinaridade, contou com a participação dos autores da obra, dos departamentos de História e de Direito. Além de apresentar um diálogo entre as disciplinas, o livro propõe uma interlocução entre diferentes temporalidades, de acordo com Larissa Rosa Corrêa, professora do Departamento de História da PUC – Rio. Ela afirma que os capítulos foram escritos por autores jovens, que trazem novos diálogos historiográficos.

— Entendo esse projeto como um movimento de renovação historiográfica, porque nos permite tratar de questões que até pouco tempo não estavam sequer formuladas — complementa.

Para ela, um aspecto que une todos os trabalhos da coletânea é o empenho em trazer uma perspectiva de gênero, raça e classe. Diego Galeano, também professor do Departamento de História da PUC-Rio, diz que um dos objetivos dos autores é desnaturalizar e historicizar a categoria de presos políticos e presos comuns. Seria necessário observar como as categorias estão, ao mesmo tempo, sendo criadas, recriadas e criando realidades prisionais.

— Os sujeitos criam hierarquias internas e discutem o problema da politicidade da experiência prisional e da construção de memórias da experiência — comenta.

Além de destacar as circunstâncias de presos políticos do passado, De presos políticos a presos comuns também aborda o contexto prisional contemporâneo, a partir de trabalhos com relatos de presos que compartilham sua experiência atual. Para Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio, a sociedade não entende os presos comuns como sujeitos históricos e sujeitos políticos plenos. Ela afirma que o valor da narrativa histórica e política de pessoas privadas de liberdade é reconhecido apenas quando são colocadas como como presos políticos.

— É um trabalho que mobiliza essas narrativas para que possamos aprender a pensar as experiências e aprender a entender o que elas têm a dizer — explica.

A obra De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento foi lançada no formato e-book gratuito e está disponível para download.

Clique aqui e acesse o e-book, em formato pdf, gratuitamente!


Publicado em: 24/08/2021





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC