consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Em breve


Casal e Família: clínica, conflitos e afetos, organizado por Terezinha Féres-Carneiro.
Formato: Impresso
Coedição: Editora Prospectiva

O livro traz algumas temáticas de grande relevância social relacionadas ao tema família e casal: adoção tardia, pesquisa sobre psicoterapia de casal e família, construção identitária de jovens universitários, violência e resiliência na família, conflitos conjugais e política de afetos na família.

Comunicação, cultura e tecnologia: textos de James Carey, organização de Arthur Ituassu e Everardo Rocha. Tradução de Marina Frid.
Formato: Impresso
Coedição: Loyola
Coleção: Didática

O livro do teórico americano de comunicação James Carey, agora em língua portuguesa, reúne questões centrais no campo da cultura e da comunicação e as redefine, dando enfoque a assuntos como a reconfiguração do espaço em oposição ao tempo e as abordagens culturais como poderosas para os estudos da comunicação.

Design Poético: interlocuções, organizado por Denise Portinari, Luiz Antônio Coelho, Arturo Chicano e Sylvia Arriagada.
Formato: Impresso
Coedição: Ediciones Universitarias de Valparaíso
Coleção: Interseções

Desenvolvido em uma parceria da Escuela de Arquitetura y Diseño da PUC de Valparaíso (ead – PUCV), no Chile, e o Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, o livro traz um panorama das práticas inovadoras de formação em design que vem sendo desenvolvidas há 60 anos pela escola chilena, e suas articulações com as pesquisas desenvolvidas pelos docentes da PUC-Rio, na área do design social.

Entre presos políticos e presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento, organizado por Diego Galeano, Larissa Rosa Corrêa e Thula Pires.
Formato: Impresso
Coleção: Diálogos

O livro problematiza a linha de demarcação entre a criminalidade comum e a criminalidade política. Fronteira que pode mudar de acordo com os diferentes regimes jurídicos e políticos, e é objeto de disputas narrativas, batalhas de memória e redefinições que ocorrem dentro dos muros das próprias instituições penitenciárias. A obra surgiu de uma parceria entre os departamentos de História e de Direito da PUC-Rio, do Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas, do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Social e Ditaduras e a equipe da pesquisa “Cartas do Cárcere”.

Histórias, sistemas, afetos: Estudos de literatura — Heidrun Krieger Olinto, organizado por Mariana Maia Simoni e Karl Erik Schøllhammer.
Formato: Impresso e e-book

A obra disponibiliza textos preciosos de Heidrun Krieger Olinto para a área dos estudos de literatura e sua história, organizados tematicamente segundo as principais linhas de investigação da autora que, ao longo de sua trajetória como pesquisadora e professora no Brasil, tem oferecido uma contribuição inestimável para nosso campo disciplinar.

Lendo Judith Butler: apropriações teóricas e políticas interdisciplinares, organizado por Ricardo Prata Filho e Thais de Bakker Castro.
Formato: E-book
Coleção: Interseções

A obra em parceria com o Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) apresenta diferentes formas de desenvolver os conceitos da filósofa Judith Butler e oferece ao leitor novas possibilidades para pensar em soluções para os problemas que afligem nossa realidade.

Mística e ascese: da tradição platônica à contemporaneidade, organizado por Marcus Reis Pinheiro, Maria Clara Bingemer e Marcio Cappelli.
Formato: Impresso
Coedição: Editora Vozes

Este livro é composto de duas partes: na primeira é apresentado a história da mística com claros matizes platônicos e neoplatônicos, e a segunda é voltada para temas e autores da mística contemporânea. O livro é fruto dos esforços do Grupo de pesquisa Apophatiké – estudos interdisciplinares em Mística, que conta com professores ligados às áreas de Teologia, Filosofia, Literatura e Ciências da Religião, que pesquisam sobre o tema da Mística e da Ascese.

O Banquete – Platão, tradução, apresentação e notas de Irley Franco e Jaa Torrano.
Formato: Impresso
Coedição: Editora Vozes
Coleção:
Bibliotheca Antiqua

O Banquete tem como tema central o amor. Pertence, ao lado de Fédon, República e Fedro, dentre outros, à fase de maturidade do filósofo, e, à fase dita platônica por excelência, aquela em que o pensamento de Platão se teria desvinculado do pensamento do Sócrates histórico e tomado um rumo próprio.

Pensando as favelas cariocas: história e questões urbanas, organizado por Rafael Soares Gonçalves, Mário Brum e Mauro Amoroso.
Formato: Impresso
Coedição: Pallas

A obra aborda de forma cronológica diferentes contextos históricos, indicando a densidade e riqueza da reflexão atual sobre as favelas. Algumas contribuições possuem uma abordagem mais transversal, enquanto outras se focam mais sobre um contexto histórico específico.

Spinoza, filosofia e liberdade v.1 e v.2, organizado por Felipe Jardim Lucas, Francisco de Guimaraens, Mauricio Rocha e Maria Izabel Varella.
Formato: E-book
Coleção: Interseções

Os e-books Spinoza, filosofia e liberdade v.1 e v.2 trazem reflexões sobre os processos sociais, políticos e institucionais em curso no continente à luz da filosofia spinozana. Os livros surgiram a partir do XVI Colóquio Internacional Spinoza, ocorrido em 2019, no Rio de Janeiro, com o tema “Filosofia & Liberdade”.

 



Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC