Título: Os dez(s)mandamentos
Organização: Eliana Yunes e Maria Clara Bingemer
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2004
Número de páginas: 290
Coedição: Edições Loyola
Livro indisponível (edição esgotada)
O livro apresenta o conhecido decálogo do povo de Israel na visão de vários pesquisadores, escritores, cientistas – crentes e agnósticos –, vindos das mais diversas áreas do saber. Cada um fazendo uma leitura dos mandamentos divinos, comentando e refletindo sobre eles.
O jogo fonético inscrito no título do livro indica o que está em questão; se o desmandamento (não isso, não aquilo) é definido como ato de indisciplina, transgressão de ordens e desobediência, nada mais adequado do que pensar o mandamento pelo seu avesso.
Em abordagem interdisciplinar, a obra busca mostrar, também, o oposto da lei do amor, procurando levar o leitor, mediante a des-leitura, e mesmo por causa dela, a chegar à leitura consistente e libertadora dessa lei. Para cada mandamento, a obra traz pelo menos três textos com diferentes visões sobre a forma como devemos pensar/refletir a lei.
____________________________________
Sobre as organizadoras:
Eliana Yunes é doutora em Linguística pela Universidade de Málaga e em Literatura Comparada pela PUC-Rio, com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia e em Formação de Leitores na CNRS, Paris. Foi Professora associada da PUC-Rio (1975-2017) e segue professora visitante em diversas universidades públicas brasileiras e do exterior.
Maria Clara Bingemer é doutora em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Atualmente, é professora titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio e durante dez anos dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da mesma Universidade.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.