Título: Escritos sobre direito
Autor: Friedrich Nietzsche
Tradução, apresentação e notas: Noéli Correia de Melo Sobrinho
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 280
Coedição: Edições Loyola
Coleção: Escritos
Escritos sobre direito traz aforismos das obras publicadas em vida e os fragmentos póstumos de Nietzsche reunidos sob temas do Direito. Esta obra está dividida em duas partes principais: a genealogia do direito e da justiça e a do crime e castigo, além de um anexo que contempla o livre-arbítrio, a responsabilidade e a culpa, princípios de fundamentação e aplicabilidade da lei e do direito.
Em “Genealogia da Justiça e do Direito”, Nietzsche discorre sobre como as regras são determinadas pelos mais fortes, a consciência do direito surge da luta entre os homens e sobre a frase “só há direitos iguais para homens iguais”. Já em “Genealogia do Crime e do castigo”, encontramos os conceitos principais definidos pelo filósofo, como o da punição, da psicologia do criminoso, da justiça criminal e das reformas sociais e penais.
O objetivo desta publicação – tal como foram as anteriores, dedicadas à educação, à história e à política – é oferecer ao leitor um conjunto de textos que Nietzsche escreveu a respeito de uma área específica do conhecimento, reunindo problemas que lhe são próprios, nesse caso, o direito, e assim possibilitar aos interessados fontes já selecionadas e organizadas a propósito de temas específicos.
____________________________________
Sobre o autor:
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na Alemanha.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.