Título: Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos
Autor: Reinhart Koselleck
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2006
Número de páginas: 368
Coedição: Editora Contraponto
O livro é uma coletânea de obras-primas de Reinhart Koselleck, traduzida em língua portuguesa. Falecido em fevereiro de 2006, aos 82 anos de idade, Koselleck é um dos mais eruditos historiadores contemporâneos e o principal construtor da história dos conceitos. É da gênese – e dos limites – da modernidade que se trata este livro fundamental.
Nesta obra, Koselleck investiga principalmente o surgimento do conceito moderno de história; para ele, a mais importante inovação conceitual da modernidade. Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era sempre usado no plural para designar narrativas particulares, como a história da Guerra do Peloponeso, a história de Florença, a história da Igreja. A função dessas narrativas era prover exemplos de vida a serem seguidos. O Iluminismo altera essa relação do homem com o tempo. No lugar da Historie, entra a Geschichte, termo da língua alemã que designa uma sequência unificada de eventos que, vistos como um todo, constitui a marcha da humanidade.
Toda a humanidade inclui-se agora em um único processo temporal. Abre-se ocaminho para a criação da filosofia da história, que pretende apreender o passado, o presente e o futuro como uma totalidade dotada de sentido. Como diz Marcelo Jasmin na apresentação desta edição: “(A história, para Koselleck) é uma pesquisa da consciência humana no seu enfrentamento com as condições de possibilidade da existência, daquilo que se é e daquilo que se pode vir a ser.”
» Confira uma prévia do livro
____________________________________
Sobre o autor:
Reinhart Koselleck (1923-2003) foi um historiador alemão do pós-guerra, destacando-se como um dos fundadores e o principal teórico da história dos conceitos. Suas investigações, ensaios e monografias cobrem um vasto campo temático.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.