Título: Devires autobiográficos: a atualidade da escrita de si
Autora: Elizabeth Muylaert Duque-Estrada
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 186
Coedição: Nau Editora
Em Devires autobiográficos: a atualidade da escrita de si, Elizabeth Muylaert Duque-Estrada realiza uma pesquisa sobre a autobiografia, apresentando a atualidade das questões envolvidas nesse tipo de narrativa que sintetiza, como nenhum outro gênero de literatura, as complexas relações entre verdade e ficção, entre realidade, subjetividade e linguagem.
Afirmando positivamente a impossibilidade da autobiografia de cumprir a promessa de apresentar a verdade de uma vida reunida numa trama narrativa, o livro percorre de forma viva e instigante os caminhos da escrita que é tecida por entre os vãos da memória de seu sujeito/autor. Ao abordar as narrativas em primeira pessoa e explorar as perspectivas que vão se abrindo ao longo da escrita, Devires autobiográficos provoca uma reflexão sobre a estrutura de relação a si que caracteriza o auto da autobiografia.
Numa época marcada pela retirada do sujeito do centro da experiência do pensamento crítico contemporâneo, apresenta-se como uma obra que faz jus à radical atualidade da questão do autobiográfico.
____________________________________
Sobre a autora:
Elizabeth Muylaert Duque-Estrada é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutora em Estudos de Literatura, pela PUC-Rio. Pesquisadora e professora do Curso “Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo” (CCE), da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.