Título: Heidegger e o outro pensar: uma leitura de Que chamamos pensar?
Autor: Vânia Kampff
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2017
Número de páginas: 192
Coedição: Editora Reflexão
Neste livro Vânia Kampff percorre o pensmento de Martin Heidegger a partir dos cursos institulados em Quem chamamos penar?, proferidos na Universidade de Freiburg, entre 1951 e 1952, e publicados em 1954.
Quem chamamos pensar? é tão relevante que Hannah Arendt, por ocasião da publicação do livro nos Estados Unidos, afirmou ser esse um escrito “tão importante quanto Ser e tempo, [...] a única apresentação sistemática da filosofia tardia do pensador, [...] o mais emocionante de seus livros.”
A relevância desse escrito não só se prende ao fato de situar-se na primeira seção dos livros publicados de Heidegger, mas, sobretudo, porque compreende o caminho trilhado pelo pensar do filósofo quando retoma a cátedra da Universidade de Freiburg, após seis anos de ausência, quando ficou proibido de lecionar pela comissão de desnazificação da Alemanha.
Naquele momento de retorno à universidade, Heidegger questiona o que significa pensar em tempo de hegemonia da técnica, em que a ciência adquire estatuto de verdade.
Apesar de sua relevância, Que chamamos pensar? é um texto pouco explorado e até mesmo negligenciado. Vânia Kampff traz então aos leitores interessados em Heidegger uma necessária contextualização e destaque a esta obra. A autora empenha-se, em diálogo com outros intérpretes, em oferecer esclarecimentos sobre os problemas filológicos e hermenêuticos presentes no texto.
____________________________________
Sobre a autora:
Vânia Kampff é formada em Letras e mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Atualmente, é doutoranda na mesma universidade e sua área de pesquisa é em Filosofia Contemporânea, com estudos desenvolvidos em Martin Heidegger.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.