Título: Terrorismo e relações internacionais: perspectivas e desafios para o século XXI
Organização: Mônica Herz e Arthur Bernardes do Amaral
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 376
Coeditora: Loyola
Na manhã de 11 de setembro de 2001, o mundo presenciou um dos maiores atentados terroristas da História moderna. A partir de então, o terrorismo se tornou um tema premente para atores políticos e analistas do campo das relações internacionais. Este livro analisa as interconexões entre as ameaças e as ações terroristas e as relações internacionais como prática e disciplina.
O livro reúne 13 ensaios de professores, pesquisadores e autoridades de diversas instituições de excelência pelo mundo. Os textos se estruturam em quatro eixos temáticos: “A guerra antiterror e a reorganização do sistema internacional no pós-Guerra Fria”, “Mecanismo de combate ao terrorismo”, “O terrorismo e suas implicações para o direito internacional e os direitos humanos” e “Terrorismo, cultura, religião e mídia”.
Cada parte da obra discute o fenômeno do terrorismo a partir de uma diferente perspectiva, com contribuições de disciplinas como História, Sociologia, Direitos Humanos, Direito Internacional, Psicologia, estudos de Religião e de Mídia, além de Relações Internacionais. Este conjunto diversificado de contribuições dá aos leitores uma visão ampla e multidisciplinar sobre o assunto, que se tornou tão relevante nos últimos tempos. Desta forma, contribui para uma melhor compreensão sobre o nexoentre política e violência nas relações internacionais.