Título: Traços da misericórdia de Deus segundo Lucas
Organizador: Leonardo Agostini Fernandes
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 142
Coeditora: Academia Cristã
Misericórdia é abrir o coração ao miserável. Papa Francisco, ao proclamar o Ano Santo Jubilar Extraordinário da Misericórdia, chama a atenção para o lema “Misericordiosos como o Pai”. Seguindo a orientação do Papa para toda a Igreja, cinco professores de Sagrada Escritura do Departamento de Teologia da PUC-Rio aprofundam o tema da misericórdia, a partir do Evangelho Segundo Lucas.
Traços da Misericórdia de Deus Segundo Lucas, organizado por Leonardo Agostini Fernandes, é uma contribuição para que possamos refletir sobre a “identidade do Deus misericordioso”. A obra traz cinco análises de estudos bíblicos sobre a misericórdia, a partir do Evangelho Segundo Lucas. No primeiro ensaio, Leonardo Agostini Fernandes apresenta alguns textos veterotestamentários que permitem compreender o fundamento histórico-salvífico do ensinamento de Jesus Cristo sobre a compaixão e a misericórdia de Deus presentes em Lc 6,36-38.
No segundo estudo, Maria de Lourdes Corrêa Lima estuda o sentido de Lc 23,43a sobre o panorama veterotestamentário. No terceiro, Isidoro Mazzarolo afirma que a misericórdia não requer apenas algum gesto de compaixão ou solidariedade, mas uma nova ética da razão, do conhecimento e da vida.
Waldecir Gonzaga, no quarto estudo, afirma que em muitos textos e narrativas bíblicas não se encontra o termo “misericórdia”, mas ela se encontra praticada e sem que se usem expressões que a signifiquem. Por fim, José Otácio Oliveira Guedes reflete sobre o tema da misericórdia revelada por Jesus, que acolhe pecadores e publicanos.
_______________________________________
Leonardo Agostini Fernandes é mestre em Teologia Bíblica pela PUC-Rio e doutor em Teologia Bíblica pela PUG-Roma. Atualmente, é diretor e professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.