Título: Tráfico e gênero na trajetória de brasileiras no exterior
Autora: Ebe Campinha dos Santos
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 196
Coeditora: Reflexão
O tráfico de pessoas é um crime de violação de direitos humanos que vem ocupando de forma crescente o debate mundial, desde os anos 1990. Tal cenário motivou a criação de documentos internacionais, assim como a revisão das legislações em diversos países e a criação de ações e políticas para o seu enfrentamento.
Escrito pela assistente social Ebe Campinha dos Santos, o livro Tráfico e gênero na trajetória de brasileiras no exterior analisa o universo do tráfico humano com enfoque na questão da mulher. Ela situa-o não como fenômeno isolado, mas como merecedor de atenção no âmbito dos processos migratórios contemporâneos.
Com o uso de gráficos e estatísticas, a autora explora o universo do tráfico humano em seu contexto histórico. Ela apresenta o ínicio de tal prática como sendo desde a escravidão na Antiguidade greco-romana, apesar de existir um grande número de referências que apontam o século XIX como aquele em que emerge grande preocupação quanto ao assunto.
Ao longo do livro, Ebe Campinha dos Santos analisa desde a predominância das mulheres como vítimas desse crime até as regiões do mundo que mais apresentam casos de trabalho forçado. Como profissional, professora e pesquisadora na área de Serviço Social, a autora entrevistou cinco mulheres que foram vítimas do tráfico, trazendo as suas experiências para a obra.
____________________________________
Ebe Campinha dos Santos é assistente social e doutora em Serviço Social pela PUC Rio. É professora do curso de Serviço social da Unigranrio, lecionando na graduação e na pós-graduação em Políticas sociais, e do curso de especialização em Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher da PUC Rio. Tem experiência como assistente social na área sócio jurídica, especialmente com trabalho voltado para infância e juventude, mulheres e população LGBT.