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Coordenadora da Sextante ministrou aula sobre o formato
Brasileiros são fãs de áudio. Em junho deste ano, Mark Zuckerberg, fundador da Meta, revelou que o Brasil é o país que mais envia áudios no WhatsApp, 4 vezes mais do que qualquer outro. No mercado editorial, não é diferente, e o audiolivro - produto digital com o conteúdo original do livro narrado - tem ocupado cada vez mais espaço.
Durante a ExpoLivro, a coordenadora e editora de audiolivros da Editora Sextante, Sílvia Leitão Monteiro, ministrou um workshop sobre o formato, disponível no canal do Youtube da Editora PUC-Rio. A palestrante apresentou várias orientações e dicas para a produção de audiolivros, além de contextualizar o lugar deles no mercado hoje.
Um dos pontos de destaque é a acessibilidade. O formato sonoro permite o acesso de pessoas com deficiência visual, baixa visão ou dislexia à literatura e à informação. “Mas além disso, essa acessibilidade também precisa ser no sentido de custo. O formato digital tende a ser um pouco mais em conta”, aponta Sílvia.
O audiolivro proporciona uma maior adesão à literatura em ocasiões comuns do cotidiano, tornando-a presente no trânsito, na cozinha e durante a realização de atividades domésticas em geral. A editora trouxe referências de cenários internacionais que já têm o audiolivro consolidado no mercado, como Estados Unidos, Espanha e Itália. Os dados revelaram que 74% dos ouvintes americanos escutam as histórias no carro, e metade dos entrevistados acredita que o formato pode aumentar o consumo de livros.
Na Espanha, o mercado de audiolivros cresceu 45% em 2023. Tanto na Itália quanto na Espanha, os consumidores preferem escutar em casa, enquanto executam tarefas comuns.
Muito mais que uma narração robótica, o audiolivro dá espaço à interpretação e à entonação do conteúdo literário. “O conteúdo é o rei. É ele que vai orientar todos os outros formatos e outros produtos que advêm daí”, afirma Sílvia. A partir da análise do conteúdo e do público-alvo, os editores podem elaborar como será a narração - se será um elenco de vozes ou narrador único; se há vários personagens; se há presença de efeitos sonoros, entre outros recursos.
Assina este texto a aluna Maria Clara Patané, da disciplina Laboratório de Jornalismo, supervisionada pela professora Luciana Brafman.
Publicado em: 25/06/2024
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