Título: Comunicação e significado: escritos indisciplinares
Autor: José Carlos Rodrigues
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 212
Coedição: Editora Mauad X
Partindo do princípio de que o estabelecimento de fronteiras entre as disciplinas respondem muito pouco às indagações contemporâneas, o professor e antropólogo José Carlos Rodrigues propõe, neste livro, o desenvolvimento de um conhecimento indisciplinar para oferecer aos leitores uma outra compreensão do mundo social e político atual.
A indisciplinaridade de seus textos residiria em uma certa rebeldia ao lidar com as fronteiras disciplinares e na irreverência em relação aos métodos de se fazer ciência. Nos sete ensaios que compõem o livro, o autor percorre um conjunto de temas que dizem respeito à formação e à constituição da sociedade contemporânea, como: comunicação de massa, poder, corpo, individualização, miséria, tempo.
A variedade de assuntos em cada texto não impede que o leitor perceba a existência de um fio condutor atribuindo unidade aos textos presentes na obra, como se fossem variações em torno dos mesmos temas e problemas. José Carlos Rodrigues revela um olhar crítico de antropólogo e de cidadão preocupado com os mecanismos de poder e com os processos históricos de constituição das subjetividades, mentalidades e sensibilidades da sociedade contemporânea.
____________________________________
Sobre o autor:
José Carlos Rodrigues é professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e professor de antropologia da UFF. Doutor em Antropologia pela Université Paris 7 e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.