Título: Conflitos na TV digital brasileira
Autora: Patrícia Maurício
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2012
Número de páginas: 232
Conflitos na TV digital brasileira traz o registro e a análise de um importante momento do processo de comunicação no Brasil: a implantação do sistema de transmissão digital para a televisão aberta. Patrícia Maurício faz referência a esses primeiros passos da digitalização da TV aberta, em 2007, quando embates políticos com objetivos econômicos ganharam espaço. A autora destaca ainda o incentivo do governo do ex-presidente Lula à plataforma digital, e a posição do presidente em relação aos objetivos comerciais das emissoras de TV brasileiras.
Segundo a jornalista, o conflito se explica por diversos benefícios perdidos caso o projeto do Palácio do Planalto prevalecesse: mais opções de canais e transmissão de graça ou mais barata significam maior concorrência; interação com a TV, manuseada por controle remoto, representa distração aos anúncios publicitários, maior renda dos veículos de comunicação.
As emissoras, porém, venceram o duelo. Na visão da autora, a TV digital no Brasil é “incipiente”, o que prejudica o processo de democratização. “A digitalização da TV pode trazer maior inclusão social e disseminação de informação, já que o número de pessoas que possuem televisão é superior aos que têm acesso à internet em casa”, argumenta.
A interdisciplinaridade notada na obra, resultado do I Seminário do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, consegue uma rara combinação de questões teóricas e aplicadas na discussão da Comunicação e de seu papel em nossa sociedade.
____________________________________
Sobre a autora:
Patrícia Maurício possui mestrado em Comunicação Social e doutorado em Comunicação e Cultura, ambos títulos pela UFRJ. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.