Título: Conceitos-chave em Design
Organização: Luiz Antonio L. Coelho
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2008
Número de páginas: 280
Coedição: Rio Books/ 2AB
Conceituar – formar conceitos, teorias e ideias a respeito de dado objeto; atribuir valores positivos ou negativos a um objeto. Além da definição anterior, conceituar é, sobretudo, uma tarefa complexa, porém necessária ao campo das Artes. A obra mapeia os termos referentes ao universo do design, desde os mais técnicos, como “mock-up”, até os mais abrangentes, como “conceituar”.
No livro, são conceituados os 89 termos mais recorrentes ao longo de seis anos de pesquisa. E são citados outros 598 termos, agrupados em 74 famílias semânticas e 82 morfológicas. Como o design é uma área híbrida, multidisciplinar, os conceitos partem de direções diversas. O livro expõe o universo conceitual dos estudos em Design e, ainda, mostra o que a interface com outras áreas lhe acrescenta em termos de novas ideias e visões.
Os verbetes apresentam para o leitor as diversas acepções dos termos, bem como suas redes associativas. Não apenas os termos estão definidos, como também apresentados segundo diversas áreas e contextos de utilização. O livro recebeu a colaboração de experientes docentes de diversas faculdades de Design do Rio de Janeiro.
____________________________________
Sobre o organizador:
Luiz Antonio L. Coelho possui mestrado e doutorado em Comunicação Social, Media Ecology Program, da New York University. Fez pós-doutoramento nas Reading University e Birmingham University, na Inglaterra (1997). Foi diretor do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio entre 2006 e 2008.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.