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Comentário

É importante esclarecer que Selma e Rosimary foram escutadas primeiramente num espaço público do lugar onde moram. Depois, foi marcado um novo encontro para darem continuidade à escavação de suas memórias. Esse segundo bate-papo aconteceu em suas próprias casas. Analisando os depoimentos dessas duas mulheres, pudemos observar como foi importante ter acontecido mais um encontro, pois muitas histórias ainda não haviam sido contadas e puderam, assim, ser compartilhadas. Os depoimentos aqui apresentados surgiram no segundo encontro, onde elas estavam mais à vontade com as escutadoras do MUF e com a câmera de vídeo. Dessa forma, o papo fluiu mais solto. Portanto, elas apresentam com orgulho outras histórias de sua vida.

A prática da memória e a memória na prática

Atividade: Escutador-escritor

Objetivos: Possibilitar que o participante exercite sua relação com a escrita.

Material: Não há necessidade de material específico.

Desenvolvimento:

  1. Você pode apresentar o vídeo de uma pessoa contando sua história (pode inclusive aproveitar as videogravações, se houver, de outros exercícios feitos na formação ou algum trecho de um vídeo documentário);
  2. Em seguida, você pode estimular todos os participantes a relatarem por escrito a história que acabaram de conhecer;
  3. Os diversos textos devem ser compartilhados no grupo, de modo que os participantes possam observar quantos modos diferentes de registro podem ser construídos.

Atividade: Oficina de postais, Divulgando Histórias de Vida

Objetivos: Possibilitar que pessoas que não se conhecem possam entrar em contato e interagir com as histórias uns dos outros.

Material: Cartazes com as histórias de vida; postais em branco; caneta ou lápis; lápis de cor; urna de papelão.

Desenvolvimento:

  1. Os participantes irão conhecer as histórias de vida apresentadas por meio de cartazes com foto (as histórias podem ainda ser apresentadas por meio de vídeos);
  2. Cada participante poderá selecionar uma ou mais histórias que tenham lhe afetado e, assim, enviar recados em postais para os personagens reais que viveram as histórias escolhidas. Ao final, o participante deve colocar seu endereço (residencial ou eletrônico) no postal;
  3. Os postais serão depositados numa urna de papelão;
  4. Posteriormente, os postais devem ser entregues aos seus destinatários, que poderão respondê-los, se desejarem. Assim, pessoas diferentes, que não se conhecem, poderão dialogar e trocar experiências de vida.61

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