Título: Geografia pop: o cinema e o outro
Autor: Leonardo Name
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 192
Coedição: Editora Apicuri
Um professor de geografia, formado em arquitetura e urbanismo, escrevendo sobre cinema. A proposta “fora dos padrões” de Geografia pop une diferentes áreas de conhecimento em uma investigação do encontro entre povos, grupos e pessoas. Leonardo Name defende que a interação entre as pessoas e o mundo é permanentemente mediada por representações que reforçam visões de mundo bastante específicas. Essas representações, chamadas por ele de “zonas de contato”, são qualquer tipo de objeto cultural – de guias de viagem a filmes de Hollywood.
O livro começa com um estudo das representações eurocêntricas de “territórios exóticos”, como ilhas ou selvas tropicais. Em seguida, é feita uma análise do espaço físico dentro dos filmes – tanto nas paisagens e personagens geográficos quando no deslocamento. Três blockbusters são usados como estudos de caso: a série de filmes com Indiana Jones, as diferentes versões de King Kong e o filme Anaconda, passado na selva amazônica.
O objetivo é tratar “de uma geografia que está em toda parte e que é uma geografia pop, porque se refere à cultura de massa, está contida em objetos acessíveis a uma parcela significativa da população mundial e é reprodutível em grande escala”, como afirma o autor.
____________________________________
Sobre o autor:
Leonardo Name é professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio desde 2008. Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.