Título: Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos
Autor: Hans Ulrich Gumbrecht
Organização: Luciana Villas Bôas
Tradução: Luciana Villas Bôas e Markus Hediger
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2012
Número de páginas: 126
Coedição: Editora Contraponto
Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos, de Hans Ulrich Gumbrecht, reúne cinco ensaios do pensador alemão. A primeira parte da obra retoma a trajetória intelectual de Gumbrecht, enquanto o ensaio que fecha o volume brinda o leitor com um tema bem mais ameno, a saber, a dança. Essa escolha entre abertura e fechamento de Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos não é fortuita: busca-se evidenciar o contraste entre a rígida formação dedicada à historicidade da linguagem e o lado efêmero e aleatório da dança.
Essa “montagem” destaca o caráter inovador da produção de Gumbrecht, atravessada por diversas rupturas temáticas e confrontada com as questões da tradição. Gumbrecht trata, também, da linguagem e do cotidiano, nos capítulos “Presença na linguagem ou presença contra a linguagem?” e “Perda do cotidiano. O que é ‘real’ no nosso presente?”: explora-se o sentimento de perda de realidade, constatado sobretudo na proliferação dos reality shows, vistos como alternativa ao cotidiano.
O fato de as ciências humanas e o socialismo de Estado terem entrado em estagnação ao mesmo tempo se apresenta, à primeira vista, como uma ironia do destino. É o que o autor descreve no terceiro capítulo, intitulado “Estagnação: temporal, intelectual, celestial”. Busca-se, portanto, uma “fonte de energia” comum a ambos fenômenos.
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Sobre o autor:
Hans Ulrich Gumbrecht é formado em Teoria Literária, transitando por áreas como filosofia, história cultural e da literatura, e epistemologías. É, desde 1989, professor de literatura comparada da Stanford University ocupando a cadeira Albert Guérard.
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