Título: Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens
Autores: Ralph Ings Bannell, Rosália Duarte, Cristina Carvalho e outros
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 160
Coedição: Editora Vozes
O professor entra em sala, os alunos se acomodam e a aula começa. Olhares revezam entre educador, quadro, caderno e tela do celular. No século XXI, professores disputam a atenção dos alunos com a tecnologia. Mas o que aconteceria se nesta batalha transformássemos supostos inimigos em grandes aliados?
Educação no século XXI discute a relação entre tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e aprendizagem escolar. Escrito por professores do Departamento de Educação da PUC-Rio, o livro apresenta novas concepções sobre as práticas educativas, de forma a orientar os professores para a educação do século XXI.
O fio condutor dessa discussão é a cognição humana em seus processos centrais – percepção, abstração, atenção, memória, construção de significado e raciocínio – e a formação de identidades, entendidas como elementos constitutivos dos processos de formação humana.
Além do contexto educacional, a relação entre cognição, tecnologias e aprendizagens também são vistas a partir de um contexto de onipresença das TIC na vida cotidiana.
____________________________________
Sobre os autores:
Ralph Ings Bannell é doutor em Social And Political Thought, pela University of Sussex. Professor associado do Departamento de Educação da PUC-Rio.
Rosália Duarte é doutora em Educação pela PUC-Rio e professora associada do Departamento de Educação da mesma universidade.
Cristina Carvalho é doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio.
Magda Pischetola é pós-doutora pela UFSC e doutora em Educação pela Universitá Cattolica de Milano, Itália. Professora na área de mídias do Departamento de Educação da PUC-Rio.
Giovanna Marafon é doutora em Psicologia pela UFF e pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora de Psicologia da Educação.
Gilda Helena B. de Campos é doutora em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. Coordenadora central de Educação a Distância da PUC-Rio e professora do Departamento de Educação da mesma universidade.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.