Título: Design: o livro dos porquês. O campo do design compreendido como produção social
Autor: Alberto Cipiniuk
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 248
Coedição: Editora Reflexão
Este livro desmonta uma série de falsas concepções e idealizações do campo do design e expõe as principais teorias que lhes servem de base. Diante das suas descobertas, Alberto Cipiniuk leva o leitor a se perguntar: o que é o design? Seria uma atividade detentora de alguma especificidade própria que a localiza fora das relações sociais e do tempo histórico?
Nesse campo repleto de abordagens teóricas similares, positivistas, pautados por espécie de metafísica que não explica os porquês do design, o autor esclarece isso que denominamos design, sem concessões às noções ultrapassadas e reacionárias de abordar a sua atividade.
Cipiniuk faz duas classificações sobre os diferentes grupos de designers: os carismáticos e os fundamentalistas. O autor procura descrever esses dois comportamentos em relação à prática do design e à criação em geral, ao mesmo tempo em que exerce uma crítica qualitativa a essas posições no campo e as comparando ao longo da obra.
A obra ainda conduz os leitores a um ponto central dentro do campo do design: a imagem. Cipinuk derruba o mito do gestaltismo da forma e o do texto imagético da semiótica. O livro provoca o leitor a olhar para o design de maneira desafiadora ao mostrar que a disposição para se ver o mundo tem muito mais a ver com os nossos interesses forjados no âmbito da cultura do que com o nosso aparelho psicofisiológico.
____________________________________
Sobre o autor:
Alberto Cipiniuk é professor associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.