Título: Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI
Autor: Leonardo Villa-Forte
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2019
Número de páginas: 224
Coedição: Relicário Edições
“Nada se cria, tudo se transforma”. A citação mais utilizada de Antoine Lavoisier ilustra com precisão a premissa do que Leonardo Villa-Forte, autor de Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI, chama em seu novo livro de “literatura por apropriação”.
A obra, que inaugura a parceria entre a Editora PUC-Rio e a Relicário Edições, trata de uma nova estruturação da arte de escrever: através da montagem, da edição e da reposição de trechos originais em um novo contexto, para formular um novo conteúdo. “Uma espécie de copiar e colar incessantemente”, nas palavras do próprio autor.
Leonardo Villa-Forte levanta o debate sobre as nuances entre estética e orginalidade, trazendo o fênomeno da cultura remix para exemplificar esse recorte. Os mashups no mundo musical, a série MixLit, além de diversas outras obras de literatura por apropriação, ajudam a ilustrar este todo.
» Confira uma prévia do livro
____________________________________
Sobre o autor:
Leonardo Villa-Forte é graduado em Psicologia pela UFRJ, com passagem pela Facultad de Filología da Universidad de Salamarca e é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.