Título: A invenção do cinema brasileiro: modernismo em três tempos
Organização: Paulo Antônio Paranaguá
Formato: Impresso
Dimensões: 14,5 x 19 cm
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 176
Coedição: Casa da Palavra
Livro indisponível (edição esgotada)
A invenção do cinema brasileiro oferece uma nova leitura sobre o cinema, narrando a mudança dos seus rumos, assim como os da literatura, das artes e da crítica no país. O jornalista Paulo Antonio Paranaguá faz uma apresentação inovadora da história do cinema e da sua interação com o Modernismo brasileiro, relacionando aspectos nunca explorados junto ao tema anteriormente.
O livro divide-se em três tempos para traçar o curso histórico do cinema no Brasil: os anos 1920; as décadas de 1930 e 1940, onde se destacam as figuras de Mário Peixoto, Humberto Mauro e do crítico Paulo Emilio Salles Gomes; e o Cinema Novo, com a presença de Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade.
A coleção Modernismo + 90 (Casa da Palavra/PUC-Rio) chega ao seu fim com A invenção do cinema brasileiro, reunindo quatro livros fundamentais sobre o movimento que mudou para sempre o pensamento crítico e a arte no Brasil desde a Semana de 22. Modernidade toda prosa, de Marília Rothier e Eneida Maria de Souza, A palavra modernista, de Pedro Duarte e O Brasil em uníssono, de Santuza Cambraria Naves, são as outras obras que completam a coleção.
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Sobre o organizador:
Paulo Antonio Paranaguá é jornalista, crítico, autor de livros e um dos mais importantes historiadores do cinema latino-americano.
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