Título: Mênon
Autor: Platão
Texto em grego estabelecido por John Burnet
Tradução: Maura Iglésias
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2001
Número de páginas: 120
Coedição: Edições Loyola
Coleção: Bibliotheca Antiqua
O livro deu início ao projeto do Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga da PUC-Rio, que publica textos bilíngues de autores clássicos, gregos e latinos, com traduções feitas por pesquisadores da área de conhecimento de cada texto selecionado. A série é um laboratório de traduções que explore os recursos próprios da língua portuguesa, sempre atenta às questões mais relevantes, muitas vezes obliteradas nas traduções de não especialistas. As outras obras dessa série são: Filebo, Carta VII, Eutidemo e Parmênides.
Mênon representa um ponto privilegiado para uma abordagem do pensamento de Platão. Considerado diálogo de transição, sempre situado entre os diálogos socráticos e os diálogos da maturidade, aponta nas duas direções e constitui excelente porta de entrada para a leitura de todos os diálogos platônicos. É porta de entrada para o autor no pensamento de Platão e em toda a filosofia antiga.
____________________________________
Sobre o autor:
Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.