Título: Introdução ao direito moderno
Autor: Alceu Amoroso Lima
Formato: Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2001
Número de páginas: 224
Coedição: Edições Loyola
Uma discussão original e apaixonada espera pelo leitor em Introdução ao direito moderno. Escrito por Alceu Amoroso Lima e publicado pela primeira vez em 1933,o ensaio ainda hoje é uma referência no estudo da Filosofia do Direito por tratar de um tema pouco debatido: o materialismo jurídico.
Ao narrar historicamente esse fenômeno, o autor elege os principais representantes da teoria política – Maquiavel, Grotius, Hobbes, Rousseau, Kant e Marx – como seus adversários, e desse modo, proporciona ao leitor a oportunidade de analisá-los através do recorte do Direito.
Mestre em aliar nos seus textos uma visão abrangente e o rigor acadêmico, Alceu Amoroso Lima escreveu outros trabalhos introdutórios, tais como Introdução àEconomia Moderna, Introdução à Literatura Brasileira (um dos mais famosos) e Preparação à Sociologia.
Introdução ao direito moderno, originalmente, foi a tese com a qual Alceu Amoroso Lima disputou a cátedra de Introdução à Ciência do Direito da Faculdade Nacionalde Direito.Esta obra, que até hoje é consultada pelos estudantes de direito, é uma legítima representante da formação humanista do seu autor.
____________________________________
Sobre o autor:
Alceu Amoroso Lima foi um crítico literário, professor, pensador, escritor e líder católico brasileiro. Foi conde, pela Santa Sé. Adotou o pseudônimo de Tristão de Ataíde. Em 1965, sua obra foi considerada para receber o Nobel de Literatura.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.