Título: Mística e filosofia
Organização: Marcus Reis Pinheiro e Maria Clara Lucchetti Bingemer
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 186
Coedição: Editora Uapê
Em uma época marcada pelo fim da metafísica clássica e dos grandes discursos sistemáticos, a filosofia se vê confrontada constantemente com o desafio de se abrir a novas tarefas e formas expressivas. Nesse contexto, o diálogo com a mística se torna especialmente fértil. É este o enfoque dos ensaios de Mística e filosofia, em que os autores procuram mostrar que há pontos de convergência entre os dois temas.
Os artigos reunidos nesta coletânea falam sobre poesia e arte, teologia e cosmologia, linguagem e ciência, e discutem o pensamento de autores como Plotino, Schopenhauer, Lévinas, Simone Weil e Schlegel. Ao privilegiar esses assuntos, o livro visa relacionar mística e filosofia, tida por alguns como impossível.
Se por um lado, a mística busca o silêncio além de qualquer racionalidade, realizando-se em uma experiência estritamente pessoal, a filosofia sempre tentou conhecer o real e expressar racionalmente tal conhecimento, apresentando juízos universais. A mística quer, portanto, superar a filosofia, tanto em sua atividade principal quanto em sua expressão. Dessa forma, ao estudar a mística se procura construir uma reflexão profundamente contemporânea sobre os limites da forma tradicional de se filosofar.
____________________________________
Sobre os organizadores:
Maria Clara Bingemer é diretora do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio e professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio.
Marcus Reis Pinheiro é mestre, doutor e pós-doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Também é pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.