Título: Pensar a leitura: complexidade
Organização: Eliana Yunes
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2002
Número de páginas: 178
Coedição: Edições Loyola
Falar de leitura num país que tem, ainda hoje, milhões de analfabetos é, no mínimo, um imperativo. No livro Pensar a leitura: complexidade, o leitor vai descobrir que ler pode ser muito mais do que decifrar uma simples mensagem escrita. Pode estar ao alcance mesmo daqueles que não aprenderam a articular o alfabeto.
É com esta ideia que os autores deste livro se comprometeram, de forma intensa eapaixonada, a não reduzir a leitura à decifração da sintaxe alfabética do texto escrito. Para eles, ler é (re)inventar o mundo, é tecer as diferentes manifestações culturais que surgem das pessoas comuns – não letradas, não inseridas na comunidade intelectual –, e construir com elas suas várias interpretações de mundo.
O livro é composto de uma coletânea de textos de diversos estudiosos da leitura, de diferentes instituições de ensino superior do Brasil. Discute-se desde como osujeito leitor realiza o processo de leitura, até a história desta prática, e as bibliotecascomo memória do mundo. Este foi o grupo de educadores que, entre 1992 e 1996, impulsionou o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Não conformados com as políticas de leitura geradas de cima para baixo, deram início à construçãode uma rede nacional de agentes de leitura que, após sucessivos processos dedesterritorializações, estendeu-se a 600 municípios brasileiros.
____________________________________
Sobre a organizadora:
Eliana Yunes é doutora em Linguística pela Universidade de Málaga e em Literatura Comparada pela PUC-Rio, com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia e em Formação de Leitores na CNRS, Paris. Foi Professora associada da PUC-Rio (1975-2017) e segue professora visitante em diversas universidades públicas brasileiras e do exterior.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.