consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Participação dos leigos nas decisões da Igreja Católica



Título: Participação dos leigos nas decisões da Igreja Católica
Autor: Antonio da Silva Pereira
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2014
Número de páginas:
200
Coedição: Edições Loyola

“Terá o povo de Deus atuação de forma decisória com seu pastor, sem que este exclua os representantes do povo de Deus na diocese, nem estes excluam o seu pastor com sua autoridade?” É esta a questão a que o presente trabalho se propõe responder. E um assunto que ainda carecia teologicamente de uma fundamentação mais exaustiva.

Pe. Antonio da Silva Pereira, neste trabalho, faz uma análise profunda do problema, apoiado em vasta bibliografia, percorrendo o Novo Testamento, o Concílio Vaticano II, o Código de Direito Canônico e a prática eclesial nas Comunidades Eclesiais de Base. Além disso, demonstra a participação dos leigos na Igreja como uma possibilidade e a sua concretização jurídica.

Para o teólogo Pe. Jesus Hortal SJ, “Pe. Pereira é sistemático na recopilação de dados, agudo na sua análise e na crítica aos autores que o precederam, ousado na procura das conclusões. Não esgota, é claro, a matéria e deixa em aberto bom número de questões. Por isso, este livro abre pistas para pesquisas ulteriores. Semeia inquietudes, planta ânsias de saber mais.”

____________________________________

Sobre o autor:

Pe. Antonio da Silva Pereira é professor de Direito Canônico no Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC