Título: Paraíso do consumo – Émile Zola, a magia e os grandes magazines
Autores: Everardo Rocha, Marina Frid e William Corbo
Formato: Impresso
Dimensões: 15,5 x 23 cm
Ano de publicação: 2011
Número de páginas: 264
Coedição: Editora Mauad
No filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic), comédia romântica lançada em 2009, manequins ganham vida em vitrines de lojas caríssimas e convidam a protagonista a entrar e comprar. O que parece magia nas telas de cinema reflete a realidade da sociedade moderna consumista.
Na obra Paraíso do consumo, Everardo Rocha, Marina Frid e William Corbo analisam o fenômeno do consumo, levando em conta três pontos principais: o lugar da mulher neste processo, a transformação nas relações entre produção e consumo e as experiências da magia e do sagrado no espaço de compra.
Para isso, o livro investiga o surgimento das lojas de departamentos no século XIX e mostra como se deu a consolidação do consumo na modernidade, à luz do romance O paraíso das damas de Émile Zola, escrito em 1882. O livro retoma o romance de Zola para expor como as lojas de departamentos impactaram o comércio com a ousada proposta de reunir uma enorme quantidade de bens em um único e gigantesco espaço.
A descrição que Zola faz em O paraíso das damas a respeito das práticas, desejos e modos de consumo em 1882 atrás impressiona pela semelhança de sensações e sentimentos com os relatos e imagens de nossas experiências contemporâneas. O romance foi pioneiro em colocar o consumo no primeiro plano narrativo.
____________________________________
Sobre os autores:
Everardo Rocha é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ; professor associado do PPGCOM da PUC-Rio; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; e Cientista do Nosso Estado pela Faperj.
Marina Frid é doutoranda no PPGCOM da PUC-Rio com bolsa da Capes. Realizou Estágio de Doutorado na Universidadede Birmingham, Reino Unido, com bolsa da Faperj. Mestre em Comunicação pelo mesmo Programa e graduada, também em Comunicação, pela ECO/UFRJ.
William Corbo é doutorando no PPGCOM da PUC-Rio com bolsa da Capes; mestre em Comunicação pelo mesmo Programa; e graduado em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. É professor, consultor e autor de diversos artigos científicos.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.