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O que os jogos de entretenimento têm que os educativos não têm: 7 princípios para projetar jogos educativos eficientes



Título: O que os jogos de entretenimento têm que os educativos não têm: 7 princípios para projetar jogos educativos eficientes
Autor: Leandro Demenciano Costa
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 132
Coedição: 2AB/ Rio Books

Guiada pela pergunta “O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm?”, a pesquisa de Leandro Costa desenvolveu-se por meio do estudo detalhado de jogos educativos existentes no mercado. Determinar a diversão e o entretenimento como prioridades de projeto de um jogo com finalidade pedagógica parecia um tanto incoerente, mas esta decisão nasceu da percepção de que jogos de entretenimento que divertem e entretêm seus jogadores funcionam muito bem em ambientes de ensino e aprendizagem.

Apoiando-se na ótica estruturalista da Gestalt, com Max Wertheimer e Kurt Lewin, e com o respaldo de Jean Piaget, iniciou-se uma investigação sobre casos em que a aplicação de jogos de entretenimento para fins pedagógicos produziu resultados muito acima da média dos produzidos pelos jogos educativos.

Este livro apresenta uma contribuição significativa para as discussões que vêm sendo empreendidas sobre a configuração de jogos educativos, à medida que relaciona conhecimentos da psicologia, da pedagogia, do entretenimento e do design.

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Sobre o autor:

Leandro Costa é bacharel e mestre em Design pela PUC-Rio. Atua profissionalmente como Game Designer desde 2009.

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