Título: Testemunhas do século XX: Mounier, Weil e Silone
Organização: Maria Clara Bingemer
Formato: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 194
Coeditora: Uapê
No momento em que vivemos, de crise das utopias e dos paradigmas coletivos, os testemunhos pessoais que, por sua vida, marcaram o mundo e fizeram diferença ganham mais importância do que em nenhuma outra época. Por que os homens precisam viver feito lobos em um jogo de violência e crueldade? Será que, apesar dos sinais, não percebem a interdependência do homem com o outro homem, com a terra e o universo? E não se dão conta da misteriosa Presença rondando todos os seres e passos dos homens?
Refletir sobre questões como essas, sobre a vida, obra e contexto social e cultural de Emmanuel Mounier, Simone Weil e Ignazio Silone para apreender nas entrelinhas mais do que esses três grandes pensadores nos disseram. Esta é a proposta da coletânea Testemunhas do século XX, que não produz apenas textos, mas sim testemunhos que fogem de uma elaboração meramente teórica.
Os seus dez colaboradores – muitos deles autores estrangeiros – abrem um vasto leque para se pensar a obra de Mounier, Weil e Silone, apontando os elos comuns, apesar das vivências e situações-limite de cada marcante personalidade. Em comum, os três pensadores apontavam para a necessidade de uma civilização do trabalho criativo fundamentado nos valores da democracia, que exigisse certas transgressões sociais, econômicas e políticas, sem que se perdesse de vista uma ordem transcendente.
____________________________________
Sobre a organizadora:
Maria Clara Bingemer é doutora em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Atualmente é professora titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio e durante dez anos dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da mesma Universidade.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.