Título: Morte e vida da favela esqueleto: a cosntrução social de um espaço marginalizado da cidade do Rio de Janeiro (1934-1965)
Autora: Emmanuelle Torres Costa
Formato: E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação: 2025
Número de páginas: 236
Coleção: História e Cultura
Selo: Interseções
» Download completo do livro
O livro investiga o processo histórico de construção social da favela do Esqueleto, através de uma história urbana e social. A autora busca relacionar a experiência de trabalhadores da cidade do Rio de Janeiro com seus espaços de moradia e tenta entender as estratégias dos moradores do Esqueleto para construir aquele espaço e garantir seu desenvolvimento ao longo das três décadas em que existiu.
A obra retoma a história da localidade apagada dos mapas do Rio de Janeiro, partindo da perspectiva de seus moradores, que realmente construíram as dinâmicas e complexidades daquele local até a desapropriação arbitrária em 1965. Esse tempo em que o Esqueleto existiu, independente das constantes ameaças que sofria, deixa evidente a luta e a organização dos movimentos sociais da favela da cidade, que se mantêm até hoje na briga pelo acesso à cidade, moradia, saúde, cultura, educação e memória.
________________________________
Sobre a autora:
Emmanuelle Torres Costa é historiadora de favelas e educadora popular e museal. Doutoranda em História Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Regional e Urbano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)