
|
Entre os dias 25 e 29 de agosto, aconteceu no campus da PUC-Rio a ExpoLivro PUC-Rio 2025, o novo encontro literário da Universidade. O evento foi realizado pela Editora PUC-Rio com o objetivo de conectar a comunidade acadêmica ao mercado literário, e trouxe para o campus uma programação com atividades das 9 às 18 horas com autores e editoras de destaque do universo do livro. Dentre as atividades, uma feira de livros, painéis temáticos, masterclasses, lançamentos e entrevistas, que se dividiram entre o Boulevard Cultural e a Casa de Inovação.
Inaugurando o anfiteatro do Boulevard Cultural, o Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., realizou a abertura oficial do evento no dia 25 de agosto, às 12h. Participaram da cerimônia de abertura Jackeline Farbiarz (VREEP/PUC-Rio), Felipe Gomberg (Editora PUC-Rio), Dante Cid (SNEL), Alexandre Martins Fontes (ANL), Mara Cortez (CBL) e a jornalista Fernanda Rouvenat.
Com Comitê Curador formado por grandes editoras – Nova Fronteira, Pallas, FTD, Vozes, Globo Livros, além da Estante Virtual, Fundação Itaú e a própria Editora PUC-Rio –, a ExpoLivro PUC-Rio 2025 contou com mais de 30 autores que vieram ao campus para contar sobre suas trajetórias, participar de painéis ou ser entrevistados por jornalistas de destaque egressos da Universidade. Thalita Rebouças, Miriam Leitão, Mário Sergio Cortella, Thiago Gomide, Ruy Castro e os recém-imortalizados Paulo Henriques Britto e José Roberto de Castro Neves são alguns dos autores que estiveram presentes. Pelo time de jornalistas, Fernanda Rouvenat, Valmir Moratelli, Ricardo Abreu, Mariana Bispo e Guilherme Amado marcaram presença no evento.
Profissionais do mercado editorial de editoras como Companhia das Letras, HarperCollins, Intrínseca e Rocco participaram de papos editoriais sobre o ecossistema do livro e indústria criativa. Editoras também assinaram masterclasses. O workshop “Escritas Performáticas” da Companhia das Letras foi ministrado pela autora Aline Bei em parceria com a professora Adriana Maciel. “O fazer do livro” foi organizado e ministrado pelos profissionais da Editora Vozes, a partir da experiência exitosa de um curso que está sendo ministrado em parceria com o IAG/Escola de Negócios da PUC-Rio e Editora PUC-Rio.
Painéis temáticos também fizeram parte da programação e abordaram temas como “O livro-reportagem”, com Ana Cecilia Impellizieri Martins, Cecilia Olliveira e Chico Otávio, “Crise ecológica planetária”, com Alyne Costa, Maria Raquel Passos Lima e Fabiola Fonseca, e “100 anos do jornal O Globo”, com André Miranda, Leonencio Nossa e mediação do professor de Jornalismo da PUC-Rio Creso Soares Júnior.
Lançamentos de livros de projetos especiais envolvendo institutos e departamentos da PUC-Rio também fizeram parte da programação da ExpoLivro PUC-Rio 2025. Conectados com projetos de extensão, os livros “Rocinha: um percurso histórico” e “Mulher de Favela” tiveram seus lançamentos realizados no evento. Os títulos “Vozes que inovam: liderança em tempos de conexão e propósito” (Ecoa) e “Inovação tecnológica e monitoramento no Vale da Gávea” (Imes) também foram apresentados na ExpoLivro PUC-Rio 2025, e em breve estarão disponíveis no site da Editora PUC-Rio.
Esta edição da ExpoLivro contou ainda com a ExpoFeira, uma feira de livros realizada no Boulevard Cultural simultaneamente ao evento. Sob a responsabilidade da livraria Manresa, recém-inaugurada no campus, as editoras participantes puderam vender seus títulos de destaque e divulgar aqueles apresentados nos debates, masterclasses e lançamentos. A livraria concedeu o desconto especial de 20% para o público da ExpoLivro PUC-Rio 2025.
Por Sofia Malak
Publicado em: 02/09/2025
|