consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books

As campanhas digitais para o Congresso Nacional: Como as mídias sociais se relacionam com o voto para Deputado Federal em 2022



Título: As campanhas digitais para o Congresso Nacional: Como as mídias sociais se relacionam com o voto para Deputado Federal em 2022
Autores:
Arthur Ituassu, Marcelo Alves, Letícia Capone, Vivian Mannheimer, Caroline Pecoraro, Felipe Murta e
Raul Pimentel
Formato:
E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação:
2025
Número de páginas:
60
Selo: Interseções

» Download completo do livro

Este relatório tem como objetivo investigar a relação entre mídias sociais e voto para a Câmara dos Deputados em 2022. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (COMP/PUC-Rio), em parceria com a start-up de campanhas digitais Arena Digital, originada na mesma universidade.

A pesquisa foi desenvolvida no Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) e tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O estudo investiga o volume de interações no Facebook e no Instagram alcançado, durante o período de campanha, por cada um dos 513 deputados federais eleitos em 2022, bem como o montante investido por cada um em anúncios digitais, como porcentagem das despesas totais de campanha. Esses dados são relacionados ao número de votos que cada candidatura recebeu e ao total de despesas das campanhas dos
513 representantes eleitos.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC