Título: Por uma poética da criatividade: o conceito de arte em Vilém Flusser
Autor: Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 272
Formato: Impresso
Ano de publicação: 2025
Nesta obra, o autor Anderson Antonio Pedroso, S.J. expõe a contribuição de Vilém Flusser aos estudos sobre a história da arte, apresentando a noção de arte do filósofo e, consequentemente, capturando seu imaginário particular. Através desta abordagem, esta obra oferece bases consistentes para compreender a relevância e a atualidade do pensamento flusseriano como meio revelador do mundo técnico-imagético moderno.
De acordo com o autor: "O quadro mais amplo é, portanto, o de uma história da cultura, da qual Flusser propõe uma análise aprofundada por meio de um retorno às origens. Como sabemos, após a descoberta progressiva de outras civilizações, o desenvolvimento dos estudos etnológicos no século XIX contribuiu para reposicionar a arte no quadro mais abrangente da antropologia cultural. Isso colocou em questão a própria noção de arte, ao mesmo tempo em que o exótico e o primitivo exerciam uma fascinação sobre as vanguardas artísticas do século XX. Em vez da visão teleológica tradicional, de uma leitura linear e progressiva da história da arte, Flusser prefere uma releitura das bases teóricas e práticas do fenômeno artístico".
________________________________
Sobre o autor:
Anderson Antonio Pedroso, S.J. é jesuíta. Doutorou-se em História da Arte Contemporânea com ênfase em Estética Filosófica pela Universidade Sorbonne, com a primeira tese sobre Vilém Flusser em língua francesa. É mestre em Filosofia Estética também pela Sorbonne. De sua anterior formação eclesiástica, fez a graduação e o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e licenciatura em Filosofia na Universidade do Sagrado Coração (Bauru, SP). É professor full time do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, universidade da qual é o reitor desde 2022. Pesquisa questões pedagógicas da percepção estética (ecologia da atenção) e históricas dos dispositivos imagéticos modernos e contemporâneos (arqueologia das mídias). É membro do Conselho Superior da Faperj e do Conselho Consultivo de Educação do Senac RJ. É presidente da ODUCAL (Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe) e vice-presidente da AUSJAL (Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesús en América Latina) e da RUC (Red de universidades para el Cuidado de la Casa Común).