Título: Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária
Autor: Everardo Rocha
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2006
Número de páginas: 124
Coedição: Editora Mauad
Consumo. No dicionário, gastar ou corroer até à destruição; devorar, destruir; extinguir. Já a publicidade, propagação de princípios, ideias, conhecimentos outeorias. Everardo Rocha, neste livro, une esses dois conceitos para transmitir amensagem de que a publicidade é o modo privilegiado de expressão do consumo;afinal, é através do discurso publicitário que se pode pensar o consumo como um sistema cultural.
Segundo o autor, para se compreender a cultura contemporânea, seria preciso, estudar os bens de consumo e sua principal narrativa – a publicidade. Por meio dela, seriam ensinados modos de sociabilidade: o que, onde, quando e como consumir. O livro promove uma reflexão acerca da importância da publicidade, capaz de expressar uma complexa pluralidade de mensagens, seja como sistema de representação, seja como prática social. O objetivo do livro é mostrar como se relacionam consumo e publicidade.
A cada capítulo, Representações do consumo traz essa relação consumo-publicidade analisada por um ângulo diferente. Os capítulos enfocam temas como as representações da natureza, a identidade feminina, a elaboração da diferença no Brasil e a magia dos bens de consumo.
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Sobre o autor:
Everardo Rocha é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, professor associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação social da PUC-Rio e do Laboratório de Antropologia do Consumo: Comunicação, Tempo Presente e História Cultural (LAC) do PPGCOM/PUC-Rio.
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