Título: Saberes e usos de plantas: legados de atividades humanas no Rio de Janeiro
Organização: Ariane Luna Peixoto e Inês Machline Silva
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2011
Número de páginas: 228
Ainda podemos salvar o Rio. A cidade do Rio de Janeiro possui a integração homem-natureza capaz de criar o modelo de desenvolvimento econômico no qual favoreça o bem-estar não só humano como também social. Essa é a ideia expressa no livro.
O livro tem como objetivo unir as áreas de etnobotânica e história ambiental, ambas frutos de pesquisas no estado do Rio de Janeiro, por elas tratarem de questões como os padrões de usos de espécies e de ambientes em geral, bem como das consequências e marcas deixadas pelas populações nos locais onde vivem ou viveram.
No livro, será apresentado ao leitor as pesquisas de plantas, seus usos e saberes tanto rurais quanto urbanos. As experiências vividas pelos autores com os interlocutores buscam mostrar a importância de se aprender sobre os saberestradicionais, na busca pela reconstrução de uma visão mais solidária e holística do mundo.
Ao longo da obra, o leitor vai se deparar com maneiras de adquirir melhor qualidade de vida e ao mesmo tempo conservar e fazer o uso sustentável da natureza. A ideia é construir uma ciência inclusiva na qual junte a complexidade do mundo atual sem ter de abandonar os valores culturais.
____________________________________
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.