Título: Mães de Acari: uma história de protagonismo social
Autor: Carlos Nobre
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2005
Número de páginas: 220
Coedição: Editora Pallas
Ao longo da década de 1990, um grupo de mulheres ganhou notoriedade na imprensa nacional e internacional pela luta que travaram contra a impunidade dos assassinos de seus filhos. Durante anos, as mães de Acari, como ficaram conhecidas, exigiram não apenas a prisão dos policiais acusados pela chacina dos jovens de Acari, como também embarcaram em uma incessante busca pelos corpos das vítimas.
O jornalista Carlos Nobre, que durante anos acompanhou os desdobramentos do caso Acari nos diversos veículos de comunicação onde trabalhou, escreve sobre a transformação das Mães de Acari em protagonistas sociais na luta por direitos humanos no Brasil. Elas influenciaram movimentos similares de luta pelos direitos humanos, como: Mães de Sorocaba, Mães da Praça da Sé, Mães do Rio, Mães de Vítimas de Violência, Mães da Cinelândia.
O autor refaz o trajeto das locas de Acari (adjetivo pelo qual as mães são carinhosamente chamadas, numa alusão às locas da Praça de Maio, mães argentinas que protagonizaram semelhante esforço de luta pelos direitos humanos e pela dignidade de seus filhos, “desaparecidos” no regime militar daquele país), descrevendo desde detalhes apurados sobre o que de fato ocorreu na noite em que os 11 jovens foram sequestrados, passando pelos depoimentos das mães à Justiça e culminando na transformação das mães em ícones da luta por direitos humanos no Brasil. O livro-reportagem traz ainda depoimentos de duas das mães mais atuantes até hoje.
____________________________________
Sobre o autor:
Carlos Nobre é jornalista pela PUC-Rio e professor do Departamento de Comunicação Social da mesma universidade. É pesquisador associado do Nirema (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente) do Departamento de História da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.