Título: Modernidade toda prosa
Autoras: Eneida Maria de Souza e Marília Rothier
Formato: Impresso
Dimensões: 14,5 x 19 cm
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 240
Coeditora: Casa da Palavra/ Leya
Modernidade toda prosa trata da literatura em prosa do Modernismo. Do ponto de vista cronológico, examina manifestações do Modernismo até a atualidade. Sob o aspecto temático, trata de prosa em sentido bem amplo, abordando a literatura de ficção e de não ficção, o cinema, o teatro, as artes plásticas e, também, o espírito de uma época.
Este olhar revela facetas surpreendentes e autores pouco estudados do nosso principal movimento cultural. O ensaio, composto a duas mãos de forma inovadora, aborda as manifestações do Modernismo em São Paulo, no Rio de Janeiro, e chamaa atenção para o que se passou em Minas Gerais, investigando os antecedentes e odestino do movimento.
O próprio estilo deste livro é surpreendente. Tem uma tonalidade particular, muito livre, que estimula o leitor intelectualmente e em sua sensibilidade. Ao propor uma redescoberta do Modernismo, convida o leitor, especialista ou não, a novas indagações.
Modernidade toda prosa faz parte da coleção Modernismo + 90 (Casa da Palavra/PUC-Rio), que reúne livros que apresentam e discutem obras, autores e aspectos históricos e conceituais do Modernismo brasileiro.