Título: Machado de Assis (1908-2008)
Organização: Júlio Diniz
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2008
Número de páginas: 164
Coedição: Editora Contraponto
Machado de Assis (1908-2008) reúne ensaios de reconhecidos escritores, pesquisadores, professores e do diretor de Capitu (minissérie da TV Globo) sobre a obra, as ideias e o lugar de Machado na cultura brasileira. Os autores buscam trazer o universo machadiano para a cena cultural contemporânea, a partir de seus respectivos campos de atuação e reflexão.
A apropriação e recriação de Capitu e do romance Dom Casmurro na literatura e natelevisão são discutidas pelo escritor e acadêmico Domício Proença Filho e pelo diretor de TV Luiz Fernando Carvalho. A escritora e acadêmica Nélida Piñon e a professora de História Margarida de Souza Neves abordam a relação da ficção machadiana e o Rio de Janeiro, a cidade onde o ficcionista passou toda a sua vida. Cleonice Berardinelli empreende uma cuidadosa leitura de uma parte menos prestigiada da literatura machadiana, a poesia.
O professor e pesquisador Renato Cordeiro Gomes discute os elaborados processos de construção ficcional recorrentes na obra do autor, em particular nos contos. Os ensaístas Gustavo Bernardo e Roberto Corrêa dos Santos propõem, em espaços distintos, a análise de tópicos da literatura de Machado a partir de uma reflexão nos campos filosófico e político-cultural, enquanto o ficcionista e crítico Silviano Santiago realiza uma microscópica e pontual leitura do capítulo XII das Memórias póstumas de Brás Cubas.
____________________________________
Sobre o organizador:
Júlio Cesar Valladão Diniz é professor associado do Departamento de Letras e Decano do Centro de Teologia de Ciências Humanas.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.