Título: Teoria social da política internacional
Autor: Alexander Wendt
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 536
Coeditora: Apicuri
Social Theory of International Politics, de Alexander Wendt, ganha pela primeira vez uma versão traduzida para o leitor brasileiro: Teoria social da política internacional.
Publicado originalmente em 1999, logo se tornou emblemático no campo das relações internacionais. Nele, Wendt desenvolve uma teoria do sistema internacional como construção social com base na filosofia e na teoria social. Os anos 1990 foram ricos em novas contribuições para as teorias de relações internacionais, pois o fim da Guerra Fria causou a abertura de um amplo espaço intelectual que permitiu a renovação da disciplina e a emergência de uma pluralidade de novas abordagens teóricas e temas de pesquisa. Desse modo, algumas premissas fundamentais, como o neorrealismo, foram postas em questão, ao passo em que novas teorias ganharam espaço, dentre as quais se destaca o construtivismo.
Nesse sentido, Wendt esclarece as afirmativas centrais da abordagem construtivista, sendo uma das principais referências para os estudiosos que tentavam superar os limites do racionalismo e do estruturalismo realista para entender as transformações históricas na política mundial.