Título: Cultura e representação
Autor: Stuart Hall
Organização Arthur Ituassu
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 260
Coedição: Apicuri
Cultura e representação traz três textos fundamentais de Stuart Hall, nos quais o autor desenvolve sua análise política, a partir de uma noção específica do conceito de “representação”. Uma noção que se afasta da visão comum de “reflexo”, “verdade por correspondência”, e se aproxima de uma perspectiva mais constitutiva sobre o ato representativo, nos processos de construção social da realidade.
No texto de Introdução, Stuart Hall faz uma contextualização mais ampla do seu pensamento, em relação às discussões sobre o sentido da cultura. No primeiro capítulo, “O papel da representação”, Hall sistematiza sua teoria a partir dos trabalhos de Saussure, Barthes e Foucault, apresenta exemplos e dialoga com o leitor sobre imagens do nosso arquivo social.
No segundo texto, “O espetáculo do Outro”, está a sua pesquisa sobre imagens do negro produzidas na cultura britânica. O autor também discute, nesse texto, o negro na publicidade e no cinema moderno, bem como as possibilidades de uma “política da imagem”, fazendo referência a nomes como o de Spike Lee.
Este livro aponta a importância do conceito de representação para Stuart Hall e a sua centralidade nos estudos culturais. Além disso, indica a necessidade de teorias para entender a complexidade do conceito, que servem para o questionamento das próprias representações sociais nos mais diversos e heterogêneos discursos contemporâneos.
Para adquirir o livro, entre em contato com a Editora PUC-Rio através do e-mail: edpucrio@puc-rio.br
____________________________________
Sobre o organizador:
Arthur Ituassu é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP) e do Laboratório de Opinião Pública e Mídias Sociais (ePOCS).
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.