Título: Teologia da história e ação transformadora
Organizadores: Degislando Nobrega de Lima, Durval Ângelo Andrade e Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Formato: Impresso
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 256
Hoje, multiplicam-se visões míticas que desvinculam o agir político cristão da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, em que haja o respeito aos princípios fundamentais da fé, e a autonomia das realidades terrestres, simultaneamente. Estas visões reduzem a realidade política a uma expressão mítica de uma batalha cósmica entre anjos e demônios. O sentido da história concreta, que se constrói através da participação cidadã, é esvaziado.
Em Teologia da história e ação transformadora, diferentes autores apresentam as dimensões fundamentais da Teologia da História. O objetivo é refletir sobre a relação entre o Reino de Deus e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, tendo em vista o agir político dos cristãos e cristãs. Os capítulos chamam a atenção para o sentido ético do agir social humano e para a responsabilidade que os cristãos precisam assumir com relação à ação política. É preciso superar uma visão mítica da relação entre a política e a fé cristã.
Para adquirir esta obra clique aqui.
____________________________________
Sobre os organizadores
Degislando Nobrega de Lima é doutor em Teologia pela Westfälischen Wilhelms Universität Münster – Alemanha, professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco e membro da rede de assessores do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara.
Durval Ângelo Andrade é professor, ex-vereador e deputado, atuando na causa dos direitos humanos. É conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
Paulo Fernando Carneiro de Andrade é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Professor desde 1982 do Departamento de Teologia da PUC-Rio, onde Coordena a Cátedra Paulo VI de Fé e Política e é membro fundador do CEFEP da CNBB e atualmente (2020) é membro da Diretoria da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) e do INSeCT (Network of Societies for Catholic Theology).