15
Aconselhar: oferecer um ensinamento surgido a partir de uma experiência de vida, que pode servir, para aquele que ouve, como um elemento a mais para sua reflexão.
Bate-papo: conversa onde são narradas histórias de vida sem um roteiro pré-definido.
Escutador: aquele que, no bate-papo, estimula o interlocutor a narrar suas histórias, por meio de perguntas que surgem a partir do diálogo.
História: disciplina que busca recuperar, selecionar e organizar os fatos do passado, por meio de documentos e testemunhos.
Identidade: é a imagem de uma pessoa ou de um grupo, construída e apresentada para si e para os outros; é o que nos dá referência sobre nós mesmos e o que nos diferencia de todos.
Memória herdada: lembranças de acontecimentos políticos ou históricos que não vivemos diretamente, mas com os quais nos identificamos, a ponto de por eles nos responsabilizarmos.
Memória social/coletiva: são experiências vividas no passado por indivíduos de um grupo, que, no presente, são trazidas por meio de depoimentos e passam a fazer parte da identidade de um grupo.
Memória subterrânea: lembranças que vivem num certo silêncio, pois não são socialmente reconhecidas, mas sobrevivem, sendo transmitidas de geração em geração por meio da oralidade.
Memória traumática: lembranças de acontecimentos tristes e dolorosos, que não são esquecidos e seguem vivos no presente.
15