Título: Amina Mama & Lélia Gonzalez (2ª edição)
Organizadoras: Thula Pires e Andréa Gill
Formato: E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação: 2024
Número de páginas: 200
Selo: Interseções
Coleção: A(me)Fricanas
» Download completo do livro
Amina Mama & Lélia Gonzalez, fruto de uma parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA/PUC-Rio) e o African Gender Institute − o Instituto Africano de Gênero (AGI/Universidade da Cidade do Cabo), apresenta o trabalho da pesquisadora nigeriana, Amina Mama, e da pesquisadora brasileira, Lélia Gonzalez. Na busca por sistematizar o conhecimento produzido por movimentos que atravessam gerações e territórios, os escritos reunidos neste livro expressam a partilha de experiências e reflexões sobre o feminismo afro-latino-americano, visando traçar um panorama amplo e abrangente desse movimento e suas implicações.
Esta obra, organizada por Thula Pires e Andréa Gill, é o primeiro volume da Coleção A(me)Fricanas, que tem como objetivo posicionar em uma mesma roda de diálogo pensadoras que nunca tenham se conhecido, mas cujos trabalhos se lidos em conjunto podem indicar pontos de atenção que se articulam; outras que já são interlocutoras; além de mulheres que não compartilharam o mesmo tempo histórico, mas cujos fluxos atlânticos podem ser fabulados por quem as lê. Este volume é bilíngue, português-inglês.
Nesta segunda edição, a obra conta com texto de prefácio de Lúcia Xavier e texto de posfácio de Fatima Seedat.
________________________________
Sobre as organizadoras:
Thula Pires é professora de Direito Constitucional da PUC-Rio. Coordena o Núcleo de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) e o Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos na PUC-Rio.
Andréa Gill é professora e pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão Memória Afrodescendente (NIREMA).