Título: A América Latina e os desafios da globalização: ensaios dedicados a Ruy Mauro Marini
Coordenação: Emir Sader e Theotonio dos Santos
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 392
Coedição: Boitempo
Fundador da Teoria da Dependência e um dos principais expoentes de sua versão marxista, Ruy Mauro Marini é o responsável pela projeção do pensamento latino-americano para os grandes centros. Em homenagem à obra de Ruy Mauro Marini, o livro A América Latina e os desafios da globalização reúne ensaios de prestigiados pensadores contemporâneos de vários países sobre a obra do sociólogo brasileiro, reverenciada na América Latina, mas pouco divulgada no Brasil.
O livro propõe romper com o cerco criado no país à obra desse que é um dos mais rigorosos pensadores marxistas, ao analisar, de diferentes ângulos, suas abordagens teóricas e conceituais, além de revisitar criticamente a produção teórica latino-americana dos anos 1960-70.
Dentre as contribuições de Marini para o desenvolvimento das ciências sociais latino-americanas estão a criação denovos conceitos para a economia política, como os de super exploração do trabalho, subimperialismo e Estados de quarto poder, e a reinterpretação dos esquemas de reprodução de Marx.
____________________________________
Sobre os coordenadores:
Emir Sader mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP. É professor aposentado da Universidade de São Paulo e dirige o Laboratório de Políticas Públicas Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor de sociologia.
Theotônio dos Santos Júnior é mestre em Ciência Política pela UNB, obteve a titulação de notório saber (equivalente ao grau de doutor) em economia, concedida pela UFMG e pela UFF, da qual era professor emérito.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.