Título: O Brasil em uníssono – e leituras sobre música e modernismo
Autora: Santuza Cambraia Naves
Formato: Impresso
Dimensões: 14,5 x 19 cm
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 168
Coedição: Casa da Palavra/ Leya
Este livro cobre uma produção de mais de uma década, desde O violão azul até o inédito O Brasil em uníssono, escrito para a coleção Modernismo +90. Dois temas ocupam aqui lugar de destaque no livro.
O primeiro é a concepção de música proposta por Mário de Andrade e realizada por Villa-Lobos. Os dois enfrentaram o desafio de pensar e fazer música que seja ao mesmo tempo inovadora e comprometida ao expressar da fisionomia do país.
O segundo tema é a relação da música popular brasileira com a estética musical modernista. Santuza Cambraia Naves põe em pauta a discussão central para compreender o papel da música como traço de união cultural e intelectual do país.
Para a autora, músicos como Caetano Veloso e Chico Buarque atualizaram, nos anos 1960, as propostas defendidas por Mário de Andrade e Oswald de Andrade, nos anos 1920. O que possibilita uma perspectiva da música popular inserida em um contexto histórico e intelectual amplo.
____________________________________
Sobre a autora:
Santuza Cambraia Naves (1952-2012) foi mestre em antropologia social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em sociologia (Iuperj). Também foi professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.