Título: Cultura e imaginação publicitária
Organização: Everardo Rocha e Cláudia Pereira
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 204
Coedição: Editora Mauad
Como a realidade é representada nas propagandas? Como essa representação é interpretada pelo consumidor? A primeira pergunta é feita – e respondida – por publicitários, enquanto a segunda, por antropólogos. Observar o consumo pelos pontos de vista da antropologia e da publicidade é a proposta do livro Cultura e imaginação publicitária.
O ponto de partida é um artigo feito pelos organizadores Everardo Rocha e Cláudia Pereira. A experiência de ambos no campo da antropologia serviu como base para a interpretação da narrativa publicitária nas propagandas do Guaraná Antártica. A marca não é o único estudo de caso do livro: outros dois artigos foram baseados, respectivamente, no lifestyle proposto pela loja de roupas femininas Farm e do luxo como parte do posicionamento da grife Osklen.
A propaganda em revista também é tema de dois trabalhos apresentados no livro, tanto nas revistas ilustradas do começo do século XX quanto numa análise do modelo da “mulher de revista”. No artigo “O dinheiro anunciado”, é a publicidade bancária no Brasil (que já representa quase 10% dos investimentos publicitários no país) é contextualizada e categorizada. O artigo final examina transformação do consumo em algo sagrado.
Confira também o outro volume da série:
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Sobre os organizadores:
Everardo Rocha é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, professor titular do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Cláudia Pereira é doutora e mestre em antropologia cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – IFCS/UFRJ. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.
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